Alerta aos produtores: os perigos ocultos do plantio de morango em canteiros baixos
Por Adubação descomplicada
4 minutos de leitura
Olá, agricultores! Hoje vamos conversar sobre um tema importante no cultivo de morangos: as desvantagens de usar canteiros baixos.
Saber disso pode fazer a diferença na sua produção.
Um problema pequeno com consequências gigantes: canteiros baixos
As operações de preparo de solos e levantamento de canteiro utilizam tratores com enxada rotativa encanteiradora, e, dependendo do modelo desse implemento e potência do trator, o canteiro pode ficar com altura baixa (menor que 35 cm).
Como consequência negativa, os morangos podem sofrer por:
1. Problemas de Drenagem: os plantios feitos em canteiros baixos apresentam um risco significativo de afogamento das raízes, pois esses canteiros, com um volume de solo limitado, tendem a reter água excessiva, seja de chuvas ou de sistemas de irrigação, levando a uma condição de saturação do solo e prejudicando seriamente a saúde e o crescimento das plantas de morango.
2. Aumento de Doenças: os morangueiros que ficam na borda do canteiro baixo normalmente sofrem mais com o ataque de doenças fúngicas, em especial antracnose, micosferela e mofo. Isso ocorre pelo respingo do solo após uma chuva ou irrigação, bem como pela maior proximidade com a umidade oriundo do solo.
3. Dificuldades na Colheita: Colher morangos em canteiros baixos pode ser cansativo e causar dores nas costas e, isso é algo para pensar, especialmente se você passa muitas horas na lavoura.
Logo, optar por canteiros baixos pode parecer mais fácil, mas pode trazer mais dores de cabeça. Pense nisso na hora de planejar seu cultivo!
A única saída para isso é substituir um canteiro baixo por canteiro alto (acima de 45 cm)
E se quiser saber mais sobre adubação específica para morangos, acesse o link abaixo para ter acesso aos nossos e-books e informações sobre consultorias